Colaboradores

  • Vivien

    Vivien

  • Betania

    Betania

  • Mariana

    Mariana

Tribuna livre : Ley

A Tribuna é um espaço para os ilustradores que já venceram mais de uma vez o concurso de estampas da Miink, ou seja, são artistas e ilustradores que nós gostamos muito, e a galera que vota também. Aqui eles são convidados a escreverem sobre o tema que quiserem, divulgarem seu próprio trabalho e trocarem idéias com o público em geral. O Ley foi convidado. Confiram o que ele escreveu para a gente!

Rodisley da Silva aka Ley

Primeiramente quero agradecer a Miink por mais este espaço concedido, além do espaço que temos para mostrar nossos trabalhos através do concurso.

Queria dividir aqui com vocês alguns dos meus processos de criação para uma ilustração, quero mostrar os variados momentos de cada etapa de criação, técnicas usadas e outras coisas mais.Muitos, eu sei que vão dizer: “isso aí eu já sabia…” mas, o desafio maior para cada ilustrador está aí: “fazer coisas novas em cima das antigas”. Quem já ouviu a frase “nada é tão novo e nada é tão velho”? Então, espero que gostem, e mesmo que seja uma maneira antiga de criar, executar um trabalho, ainda assim com um pouco de sensibilidade e habilidade pode-se dali extrair muitas coisas legais.
Para melhor explicar vou dá exemplos de alguns trabalhos meus, e a maneira que usei para a sua execução.

Arquivando Idéias

Devo ter aproximadamente um bilhão de idéias passando pela minha mente, e todos os dias tento pegar uma e colocar no papel, claro, não é uma tarefa muito fácil, mas as que consigo pegar, imediatamente as coloco num papel em forma de esboço, idéias essas que podem virar uma ilustração logo a seguir ou podem ficar ali no meu arquivo de idéias amadurecendo até ficarem no ponto para serem executadas.

esboço%2004

O Esboço

O esboço, pelo menos para mim é imprescindível. O esboço é como se fosse o alicerce da idéia, é de onde tudo começa, lembrando que o esboço vem junto com o “Brainstorm” ( se no caso haver um Briefing a ser seguido) é onde tenho a total liberdade de voar e fazer as coisas mais inusitadas.

esboço%2001

As Referencias

Tendo em mãos o esboço, agora é partir para as referencias. Tem muita gente que confunde as coisas e ao invés de usar as referencias para fortalecer uma idéia, simplesmente as copiam descaradamente. Por este motivo procuro ter muito cuidado na questão das referencias para que o resultado final não saia sem personalidade.

Layout

Agora a Ilustra começa a ganhar forma. Nesta etapa eu procuro colocar o máximo de detalhes possíveis. Se necessário faço vários layouts com disposições, ângulos, perspectivas diferentes até achar uma que me agrade. Feito isso a ilustração está pronta para a arte final.

esboço%2002

A Arte Final

Chegou a parte que particularmente eu gosto muito: A Arte Final.
É quando defino tudo, já pensando na maneira que vou colorir, qual programa que vou usar, iluminação, texturas, etc…Para fazer a arte final, já usei muito Nanquim, caneta hidrográfica, esferográfica, hoje em dia eu os tenho todos em um só programa, eu gosto muito de usar o Corel Painter XI, uns preferem o photoshop, mas, isso é uma questão de gosto.

esboço%2003

Colorização

Agora vem a parte que o bicho pega. Se você não escolher uma boa paleta de cores, uma iluminação adequada, você pode simplesmente arruinar a sua ilustração. Por isso a importância de uma boa paleta de cores. A sua ilustra transmite o que? Alegria? Tristeza?, drama?, é verão, outono, inverno, primavera… você pode transmitir tudo isso através de uma boa paleta de cores. Sei que não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se trabalha no limite de 5 ou 7 cores. (no caso aí para estampa de camisetas, que geralmente tem um numero limitado de cores, com exceção para policromia)

tartaruga

Essa é apenas uma das maneiras que tenho para executar uma ideia. Tem idéias que já nascem prontas, que é só ir para o papel ou computador e executá-las. Mas isso é raro.

Depois da ilustração pronta, faça uma análise para que na próxima você não cometa os mesmos erros.

magic-of-the-circus

mim-ama-a-natureza

alquimia

crhonos

Obrigado Ley

Miink

Tags:

Leave a Reply

Formas de Pagamento
  • Bradesco
  • Banco do Brasil
  • Itau
  • Unibanco
  • Boleto
  • Visa
  • Mastercard
  • Dinners
  • American Express
  • Hipercard
  • Pagseguro
Camisetas
Catálogo
Lançamentos
Concurso
Participe
Vote em uma estampa
Saiba como enviar
Como Funciona
Miink
Blog do Miink
Twitter
Flickr
Cadastre-se
Contato

Miink - Todos os direitos reservados 2009

E-bit